icon vadis

folk celta

2009/02/24

Sol Baixo

Publicada por João Paulo Santos

A representar a Ilha de Santa Maria teremos o Grupo de Cantares Sol Baixo, um grupo que comemora precisamente 20 anos de existência e com provas dadas da sua qualidade musical e com uma grande recolha de temas do cancioneiro popular desta Ilha.

O grupo de Cantares Tradicionais “Sol Baixo” foi fundado em 1987, pelos tocadores e cantadores do grupo de folclore da Casa do Povo de Santo Espírito, com o objectivo de recolher, preservar e divulgar a música tradicional mariense e interpretar músicas tradicionais de outras ilhas do arquipélago e do continente.

Outro grande objectivo do grupo foi criar suportes musicais para lendas, canções de trabalho, lenga-lengas, folias e canções religiosas, proporcionando a divulgação da originalidade dos elementos do grupo.

Para além dos diversos espectáculos que tem realizado ao longo da sua existência em diversas festas populares da ilha de Santa Maria e outros eventos para os quais tem sido convidado, salienta-se no entanto varias actuações em diversas ilhas do arquipélago Açoriano, na Madeira, nas Canárias, em Lisboa, no Porto e em Faro.Este grupo tem também participado em Workshops e encontros promovidos pela “Associação Cultural Maré de Agosto”, nomeadamente em 1993 (Workshop de Jazz) orientado pelos monitores do Hot Club de Portugal de Lisboa e em 1997 (Workshop de música Celta) orientado pelos músicos do grupo Icon Vadis de Aveiro.

Em 1996 recebeu em Santa Maria o Grupo Tacande das Canárias e o Grupo “Brigada Victor Jara” com o qual celebrou um encontro musical.Em 2000 o grupo Sol Baixo realizou finalmente um velho e legítimo sonho com a gravação do seu primeiro CD: "Heranças".

Um álbum que prima pela qualidade, um trabalho sério onde o velho e o novo se misturam de forma bastante original num espelho multifacetado da vivência rural e urbana da ilha.

A alimentar o espírito do grupo, João Fontes, tem sido para além de músico, um grande animador no passado e presente do Sol Baixo.

O texto foi retirado daqui.

0 comentários:

Enviar um comentário